Programação em prol de um mundo sustentável

A Incubadora de empresas Praia Links marcou presença na maratona de programação “Hack to Emerge”, que decorreu de 18 a 20 de setembro, no Terinov - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira, com a apresentação da plataforma “Cinedu”, cujo intuito é aliar o cinema e o vídeo como áreas complementares na aprendizagem escolar.

Criada com o intuito de inovar no encontro de soluções para a construção de um mundo melhor, um dos fundamentos centrais desta iniciativa, a plataforma “Cinedu” envolve o cinema e o vídeo como forma de aprendizagem das mais diversas temáticas presentes nas escolas.

Tiago Ormonde, vereador com os pelouros da Inovação e Tecnologia, destacou a relevância deste projeto “pela aposta que é feita no ensino através de vídeos interativos e películas cinematográficas para as diferentes faixas etárias, abordando matérias de disciplinas como a história ou as ciências, de entre outras, ou mesmo realidades muito patentes na nossa sociedade, nomeadamente a inclusão social”.

“Existe todo um conjunto de mensagens a nível tecnológico que podem complementar o ensino regular, a fim de sensibilizar as crianças e jovens para uma nova forma de aprendizagem e, ao mesmo tempo, aproveitar toda a abertura que existe por parte destas camadas para as tecnologias”, referiu o responsável municipal.

O edil praiense agradeceu ainda o “empenho e dedicação” prestados pela equipa que representou a Praia Links neste evento, constituída por Ludgero Parreira, Diogo Silva e Filipe Mendonça, bem como ao coordenador desta entidade, Fábio Santos.

No que concerne ao evento “Hack to Emerge”, o autarca salientou a importância de a incubadora integrar “eventos desta natureza pela dinâmica envolvente ao nível da inovação, sendo uma mais-valia para o desenvolvimento de medidas que nos permitam corresponder aos desafios das sociedades atuais”.

Deste evento, que contou com a presença de dez equipas compostas por programadores, designers, empreendedores e marketeers, saíram vencedores a equipa Consteletas. O projeto consiste na otimização do processo de reembolso das passagens dos voos entre as ilhas e o continente, através de uma plataforma web que permite fazer o reembolso on-line sem ser necessária a presença física nos CTT (Correios e Telecomunicações de Portugal).